CMO2018 os 10 dias

CAMPANHA MUNDIAL DE ORAÇÃO 2018

Tema central Orar vale a pena

Os 10 dias de oração intensa

1º dia Quinta feira 10 de maio: Tema proposto Família

A família na visão bíblica é sagrada. Deus quer que as famílias sejam santas e vivam em harmonia entre si e com Ele. Infelizmente, muitas famílias estão desestruturadas. Tanto pais e mães têm falhado em sua responsabilidade de educar e amar seus filhos, como os filhos estão desobedientes e rebeldes. Além disso, a sociedade tem distorcido o significado de família, alterado o que Deus instituiu e trazido confusão a toda a sociedade. Um avivamento trará unidade familiar como planejada por Deus.

Leia Salmos 22:27.

CONFISSÃO:

Confesse seus pecados cometidos contra membros da sua família, ou sua omissão em promover a união e a paz.

ALVOS DE ORAÇÃO:

POR SI:

†† Ore pedindo a Deus a benção da unidade e do amor, que é o mais precioso atributo que vem pela família.

†† Peça a Deus para amolecer os corações, trazendo reconciliação dos pais com os filhos e dos filhos com os pais, a começar de você mesmo. Ml 4:6.

†† Adore ao Senhor como Criador e Sustentador da família. Ef 6:1-4; Pv. 22:6.

Declare: Ezequiel 11:19.

PELA IGREJA:

†† Ore para que a igreja do Senhor Jesus se comprometa a cuidar e restaurar famílias.

†† Peça pelo envio de evangelistas aos seus amados familiares. Ore por perseverança, amor, compaixão para os ministérios cristãos que trabalham pela família, a infância, a mulher e a juventude.

†† Clame pela redescoberta dos princípios bíblicos na família como um grande movimento pela família. Que isso seja ativado pelo corpo de Cristo na nação e às nações.

Leia Salmos 25:5.

PELO MUNDO:

†† Ore pedindo a restauração do padrão moral divino em meio ao Seu povo e à sociedade. Que as pessoas se voltem para a Bíblia, a Palavra de Deus, com amor.

†† Ore por arrependimento e renúncia do ateísmo, do humanismo, do hedonismo (prazer como o principal objetivo da vida) e de quaisquer filosofias que se opõem à soberania Divina e ao seu propósito para a família.

POR AVIVAMENTO:

†† Clame por um avivamento que restaure os lares quebrados, que leve as famílias a abandonarem seus pecados, a perdoarem uns aos outros em amor e obediência a Deus, para que possam viver uma nova vida em família segundo os princípios do reino de Deus.

Declare: I Pedro 1: 22-23;

Malaquias 4:5-6.

Façamos agora a ORAÇÃO PELO MUNDO

2º dia Sexta feira 11 de maio: Tema proposto Justiça social

Deus é justo e convoca cada crente para agir com graça e misericórdia em prol da justiça. A omissão, segundo a Bíblia, é um pecado sério. Por meio da justiça social o pobre é socorrido, o injustiçado tem sua causa resolvida, as leis são respeitadas e protegidas. Porém, o egoísmo, a ganância e a corrupção têm atrapalhado a aplicação da justiça. Um avivamento restaura a noção de justiça e a disposição em trabalhar pelo bem comum. Leia Isaías 58:6,7.

CONFISSÃO:

confesse seus pecados de egoísmo, indiferença, ganância, corrupção e a omissão em fazer o que é certo.

ALVOS DE ORAÇÃO:

POR SI: Ore a Deus se dispondo a ser instrumento dele para socorrer o necessitado e o injustiçado. Peça-lhe que inunde seu coração com amor pelo seu próximo. Peça perdão pelos atos de injustiça e corrupção cometidos por você nas suas relações sociais, trabalhistas, ministeriais e como cidadão. Clame por perdão pela sua omissão diante da injustiça e da corrupção que o rodeia.

PELA IGREJA:

† Ore por uma igreja que reflita em suas ações o caráter de Cristo, o amor do Pai, a justiça e a verdade do Reino. Uma igreja consistente em palavras e ações, movida pelo espírito de liderança que estava em Jesus Cristo.

† Clame por uma igreja madura, que saiba lidar com sabedoria com as grandes controvérsias que têm atingido a sociedade, que reflita a sabedoria dos céus para esse tempo.

† Ore pela restauração da voz da igreja como uma voz pura, que reflete verdadeiramente a direção dos céus para a sociedade, sem interferência ou influência de outras vozes de engano. Declare: Mt 5:13-16; Is 60:1-3; Ef 4:22-32.

PELO MUNDO:

† Ore para que Deus inunde a terra com arrependimento levando as pessoas a abandonarem todo tipo de corrupção e injustiça.

† Ore em arrependimento contra injustiça social reinante, o enriquecimento por parte de muitos às custas dos pobres, explorados sem compaixão (Am 3.10; 5.11; 8.4-6); o suborno e a prevaricação de juízes e tribunais (5.12); a opressão, a violência e até a escravidão a que os mais pobres são submetidos (2.6; 8.6).

† Ore pela anulação de acordos selados em corrupção.

† Clame por arrependimento e pelo fim da perversão em que se acha atolada a sociedade.

POR AVIVAMENTO:

Clame por um avivamento que restaure a justiça social no Brasil e no Mundo.

Façamos agora a ORAÇÃO PELO MUNDO

3º dia Sabado 12 de maio: Tema proposto Justiça social

A igreja é o Corpo de Cristo redimido para fazer parte da família de Deus. Quando estamos unidos, testemunhamos

ao mundo que somos discípulos de Jesus. Como sal e luz, devemos conter o avanço da imoralidade, e anunciar Jesus a todos os povos e nações. Porém, para nossa vergonha, muitas igrejas têm sido palco de escândalos, corrupção e distanciamento da Palavra de Deus. Um avivamento restaura o temor a Deus, fidelidade às Escrituras e despertamento missionário.

Leia Atos 2.43–47.

CONFISSÃO: confesse seus pecados de infidelidade a Deus, de desunião na igreja e de disputas com outras igrejas.

ALVOS DE ORAÇÃO:

POR SI:

Ore a Deus se dispondo a cooperar para manter a unidade com os irmãos, a dar bom testemunho cristão e a servi-lo com excelência onde você estiver compromissado com a obra da evangelização e missões.

PELA IGREJA:

†† Ore para que a igreja do Senhor Jesus se arrependa das divisões e disputas, e para que possa ser marcada pela unidade e pelo amor.

†† Clame para que a igreja tenha um estilo de vida condizente com as verdades que professa.

†† Ore para que a igreja cumpra integralmente o seu papel e capacite os filhos de Deus para fazerem a diferença por onde passarem.

†† Ore para que a igreja vivencie a espiritualidade verdadeira e não uma religiosidade estéril.

PELO MUNDO:

Ore para que a igreja livre, que tem liberdade para manifestar sua fé, passe a interceder e colaborar com a igreja perseguida, que não possui liberdade de manifestar sua fé em Jesus.

POR AVIVAMENTO:

Clame por um avivamento que restaure a igreja enquanto Noiva do Senhor e a prepare para Seu retorno.

Façamos agora a ORAÇÃO PELO MUNDO

4º dia Domingo 13 de maio: Tema proposto Educação e Ciência

A educação é uma bênção para a sociedade e, por meio da ciência, coisas extraordinárias são alcançadas como a cura para doenças graves, comunicação instantânea com o mundo inteiro etc. Infelizmente, em muitas escolas, a educação tem sido usada para difundir ensinos malignos, imorais e anticristãos.

Além disso, muitos mestres da ciência têm ridicularizado e combatido a fé cristã. A Reforma Protestante possibilitou grande avanço científico.

Alguns dos maiores cientistas da história da humanidade foram cristãos piedosos! Precisamos de um avivamento no Corpo de Cristo que influencie a educação e a ciência para que seu avanço não comprometa a mensagem cristã.

Leia Habacuque 3:2.

CONFISSÃO:

Confesse seus pecados de desprezo pela educação e pela ciência, ou seus pecados de aceitar os raciocínios falsos e enganos desse mundo.

ALVOS DE ORAÇÃO:

POR SI:

Ore a Deus se dispondo a acompanhar o que seu filho está aprendendo na escola, ou, se não tiver filhos, a se informar (e orar) sobre as leis da educação no Brasil, e a cooperar para que leis anticristãs ou imorais sejamcombatidas ou revertidas.

PELA IGREJA:

Ore para que a igreja do Senhor Jesus

POR SI:

Ore a assuma seu papel nesse cenário, incentivando e capacitando os cristãos a serem professores de nível médio ou universitários, pesquisadores ou cientistas, e sejam luz em meio às trevas, onde forem plantados.

PELO MUNDO:

Ore para que Deus envie discernimento ao mundo, tirando escamas dos olhos, derrubando raciocínios falsos, enganos e convertendo pessoas-chave na área da educação e da ciência.

POR AVIVAMENTO:

Clame por um avivamento que desperte a consciência cristã para o seu papel na educação e na ciência.

Façamos agora a ORAÇÃO PELO MUNDO

5º dia Segunda feira 14 de maio: Tema proposto Segurança

Deus é o nosso refúgio e torre forte, que nos guarda e protege do mal. Ele foi quem instituiu autoridades para

cuidarem da proteção de pessoas, cidades e países. Apesar disso, por falha do homem, a violência está se

espalhando muito. Roubos, estupros, sequestros, assassinatos, terrorismo e guerras se multiplicam. Quando um

avivamento restaura o temor de Deus nos corações das pessoas, a criminalidade e violência diminuem.

Leia Isaías 60:18.

CONFISSÃO:

Confesse seus pecados de incitar a raiva e o ódio em conversas e nas redes sociais; de falta de perdão cristão quando ferido ou magoado; e da omissão de amar seus inimigos.

ALVOS DE ORAÇÃO:

POR SI:

Ore a Deus se dispondo a amar tanto quem o persegue quanto os seus inimigos. Se comprometa a ser uma voz de mansidão, paciência e temperança nos seus relacionamentos.

PELA IGREJA:

Ore pela remoção do clima de medo sobre as pessoas justas e honestas, que as impedem de defender o que é justo. Ore quebrando as cadeias do silêncio e do medo sobre os que creem no que é justo, para que eles vençam com a ousadia do Senhor, usando as armas da justiça para permanecerem firmes no Senhor e transformarem esta nação.

PELO MUNDO:

†† Peça a Deus oportunidades para sua igreja demonstrar o verdadeiro amor cristão e impactar o mundo com a mensagem do perdão, que só Cristo nos capacita a liberar.

†† Ore pelas autoridades constituídas: pelas Polícias e Forças Armadas, para que sejam excelentes e tratadas com dignidade e respeito.

†† Peça por leis mais justas.

†† Peça que Deus destitua o crime organizado e do poder que ele exerce no Brasil.

POR AVIVAMENTO:

Clame por um avivamento que restaure o temor de Deus na sociedade, a verdadeira liberdade, o valor do ser humano e os princípios de uma nação segura em Deus.

Façamos agora a ORAÇÃO PELO MUNDO

6º dia Terça feira 15 de maio: Tema proposto Mídia e Artes

As pessoas compreendem valores de verdade e beleza quando creem na Bíblia, e reconhecem que Deus

criou um mundo bom. No entanto, a imprensa tem usado notícias falsas e sensacionalistas para ganhar dinheiro,

e a indústria do entretenimento têm usado as artes para derrubar princípios e valores cristãos. O avivamento

restaura o compromisso com a Palavra de Deus, desperta amor pela verdade e adoração a Deus pela beleza da sua criação.

Leia Salmo 43:3.

CONFISSÃO: confesse seus pecados de espalhar notícias falsas na internet, e de deixar sua mente se acostumar

com a noção corrompida pelo mundo sobre beleza e artes.

ALVOS DE ORAÇÃO:

POR SI:

†† Ore a Deus se comprometendo a verificar a verdade de notícias que ouve ou que chegam pela internet, e a não passar para frente informações duvidosas.

†† Peça a Deus sabedoria para fazer bom uso das mídias e das artes.

PELA IGREJA:

†† Ore ao Pai pelos crentes envolvidos na mídia e nas artes para que não sejam seduzidos pelos aplausos e holofotes, para que tenham corações humildes e fiéis ao Senhor.

†† Peça a Deus que levante mais cristãos piedosos nesse ramo.

PELO MUNDO:

Ore para que Deus levante uma geração de jornalistas, repórteres, fotógrafos, cineastas, atores, artistas, músicos etc., comprometidos a anunciar o Evangelho e os valores do Reino por meio da imprensa e do entretenimento.

POR AVIVAMENTO:

Clame por um avivamento que restaure o amor pela verdade e o repúdio à mentira.

Façamos agora a ORAÇÃO PELO MUNDO

7º dia Quarta feira 16 de maio: Tema proposto Governo

A Bíblia nos ensina que não há autoridade que não tenha sido instituída por Deus. As autoridades são instrumentos de Deus para fazer justiça. No entanto, no Brasil temos visto todas as instâncias e esferas do Poder afundados em corrupção, injustiça e maldade. Nesse cenário, muitos cristãos estão tomando partido de homens, em vez de confiar apenas em Deus. Um avivamento restaura o compromisso das autoridades de promover o bem da nação e derruba os ídolos dos corações.

Leia Salmos 47:8,9.

CONFISSÃO: confesse seus pecados de omissão em interceder por nossa nação, e/ou seus pecados de idolatria política. Ore se arrependendo pelos pecados cometidos pelos nossos governantes, assim como o fizeram Neemias e Daniel pela nação de Israel.

Dn 9:4-19.

ALVOS DE ORAÇÃO:

POR SI:

Ore a Deus se dispondo a orar sem cessar pelas autoridades brasileiras e pedindo discernimento sobre a escolha das autoridades políticas na eleição de outubro.

PELA IGREJA:

†† Ore para que a igreja do Senhor Jesus assuma sua responsabilidade de interceder pela nação e de abandonar o partidarismo e idolatria política.

†† Ore pela presença e influência da Igreja nas esferas do poder, com representantes a cultura do Reino.

PELO MUNDO:

Ore para que Deus levante uma geração de políticos e agentes públicos íntegros e com espírito de excelência.

POR AVIVAMENTO:

Clame por um avivamento que restaure a consciência dos políticos e agentes públicos brasileiros, dando-lhes temor a Deus, excelência e caráter transformado.

Façamos agora a ORAÇÃO PELO MUNDO

8º dia Quinta feira 17 de maio: Tema proposto Economia

Deus abençoou o Brasil com terras férteis, fauna e flora riquíssimas, um clima tropical com poucos problemas naturais, e Ele ainda nos presentearam com alegria, criatividade e persistência. Tínhamos tudo para ser uma nação rica, mas a má gestão e a corrupção desperdiçam este potencial. Os cidadãos também estão administrando mal suas finanças por meio do consumismo e do materialismo. Um avivamento restaura a responsabilidade financeira das pessoas e o desejo de repartir o pão com aquele que não o tem.

Leia Provérbios 22:16.

CONFISSÃO: confesse seu pecado de comprar por impulso, de descontrole financeiro, de avareza, de sonegação de impostos e de “jeitinho brasileiro” para levar vantagem sobre os outros.

ALVOS DE ORAÇÃO:

POR SI:

Ore a Deus se dispondo a trabalhar com efetividade e gratidão, a honrar seus compromissos financeiros e a fazer uso do dinheiro com temor a Deus.

PELA IGREJA:

Ore para que a igreja do Senhor Jesus se lembre de adorar a Deus com seus dízimos e ofertas, para que ela use seus recursos para socorrer o órfão, a viúva e o pobre, e de investir mais em missionários e projetos de missões, observando sempre as prioridades de Deus reveladas nas Escrituras Sagradas.

PELO MUNDO:

†† Ore por uma justa distribuição de renda no meio dos povos.

†† Ore pelos governantes das nações pobres, pedindo a Deus que lhes conceda sabedoria, criatividade, honestidade, transparência e ética para gerir os recursos dos seu país, cuidando dos desafios sociais do seu povo.

†† Ore pelas nações ricas, por seus governantes, para que sejam justos, verdadeiros, honestos, transparentes, eficazes e sensíveis às necessidades humanitárias dos países pobres.

†† Para que haja estabilidade na Economia Mundial.

POR AVIVAMENTO:

Clame por um avivamento que resgate a modéstia e a simplicidade no coração do povo de Deus, para que abandone o consumismo e se disponha a repartir o que tem com os outros.

Façamos agora a ORAÇÃO PELO MUNDO

9º dia Sexta Feira 18 de maio: Tema proposto Missões

Antes de subir aos céus, a última ordem que Jesus deu à sua igreja foi de ir por todo o mundo para ensinar o Evangelho a todas pessoas. Contudo, muitas igrejas têm se distraído da sua tarefa, buscado interesses egoístas e abandonado o perdido. Poucos cristãos se dispõem ao chamado missionário, e, quando o fazem, poucas igrejas sustentam integralmente seus vocacionados. Um avivamento restaura no coração dos crentes a urgência da evangelização mundial, e traz ardor missionário aos cristãos e às igrejas como compromisso de envio e sustento.

Leia Romanos 10:13–15.

CONFISSÃO: confesse seus pecados de indiferença pelos perdidos e oportunidades desperdiçadas. Se você é um líder ou pastor e já rejeitou o envolvimento e responsabilidade missionária, confesse esse pecado, e disponha seu coração para obedecer a Grande Comissão do Senhor Jesus.

ALVOS DE ORAÇÃO:

POR SI:

Ore a Deus se dispondo a tomar postura quanto à evangelização mundial, evangelizando onde estiver, contribuindo com o que puder e orando sem cessar por missões.

PELA IGREJA:

Ore para que a igreja do Senhor Jesus assuma sua missão de anunciar Cristo a todos os povos e nações. Para que a liderança desafie os cristãos a responderem positivamente ao chamado missionário, e para que as igrejas assumam a responsabilidade de sustentar seus vocacionados.

PELO MUNDO:

Ore pelo avanço do Evangelho no Brasil e no mundo, para que os povos não alcançados recebam missionários e creiam no Senhor Jesus.

POR AVIVAMENTO:

Clame por um avivamento que produza um despertamento missionário no Brasil e no mundo.

Façamos agora a ORAÇÃO PELO MUNDO

10º dia Sábado 19 de maio: Tema proposto Arrependimento

O arrependimento é a confissão do pecado seguida pelo abandono da prática pecaminosa. Por meio do arrependimento obtemos perdão e o relacionamento com Deus é restaurado. Tristemente, os cristãos não estão enfatizando a importância do arrependimento, e muitos estão se convencendo de que isso não é necessário, mas Deus abomina o pecado. (Salmo 5:4,5; Tito 1:16). Contudo, nosso Senhor prometeu que quem confessa e deixa seus pecados alcançará misericórdia (Provérbios 28:13). Um avivamento traz arrependimento a todo o povo de Deus. Quando ele vem as pessoas abandonam suas práticas abomináveis e se voltam para Deus.

Leia 2 Crônicas 7:14.

CONFISSÃO: confesse seus pecados, até os mais ocultos. Arrependa-se dos seus maus caminhos e peça perdão a Deus. Esteja disposto a ser transformado pelo Espírito Santo.

ALVOS DE ORAÇÃO:

POR SI:

Ore a Deus se dispondo a abandonar o pecado confessado e peça ajuda a Ele para conseguir.

PELA IGREJA:

Ore para que a igreja do Senhor Jesus não acoberte pecados, nem afrouxe na santidade bíblica, mas que seja graciosa e misericordiosa para exortar, admoestar, aconselhar e ajudar o pecador.

PELO MUNDO:

Ore para que Deus envie uma onda de arrependimento sobre toda a terra, para que os cristãos busquem viver uma vida santa, e os incrédulos se voltem para Deus.

POR AVIVAMENTO:

Clame por um avivamento que convença até o mais obstinado transgressor de seus pecados, e que desperte um profundo desejo por santidade e pureza espiritual.

Façamos agora a ORAÇÃO PELO MUNDO

Dia Mundial de Oração: Domingo 20 de maio Tema proposto Avivamento

Na história da igreja, vários avivamentos transformaram igrejas, cidades e nações. O avivamento é um ato de Deus

e não pode ser produzido por homens. Contudo, os avivamentos registrados na Bíblia e na história mostram que

sempre havia alguém orando, pedindo e clamando ao Criador por uma intervenção. O Senhor é fiel à sua Palavra.

Se o povo de Deus clamar por Ele, se humilhar, orar e deixar o pecado, Ele cumprirá o que está registrado em 2

Crônicas 7:14, ouvirá dos céus o nosso clamor, perdoará os nossos pecados e sarará a nossa terra.

Leia Habacuque 2:14.

CONFISSÃO: Confesse os pecados que você tem tolerado, como maledicência, fofoca, inveja, orgulho, gula, covardia etc. Ore em arrependimento pela omissão da Igreja em não se posicionar como portadora dos princípios do Reino para a sociedade quando temos sido pouco relevantes nas comunidades onde estamos.

ALVOS DE ORAÇÃO:

POR SI:

Ore a Deus se dispondo a clamar por avivamento até que o conhecimento da glória do Senhor encha a terra, como as águas enchem o mar. Ore com disposição de obediência sincera.

PELA IGREJA:

Ore para que a igreja do Senhor Jesus promova o jejum e a oração; para que os crentes busquem um coração

contrito e humilde; e para que o Senhor leve a igreja à unidade e ao verdadeiro amor.

PELO MUNDO:

Ore para que Deus impacte a sociedade movendo sua igreja ao arrependimento, ao temor do Senhor e a genuínas conversões à Cristo; e que a fidelidade da igreja ao Senhor e à sua Palavra resulte em justiça social para as nações.

POR AVIVAMENTO:

Clame por um avivamento que converta os corações mais resistentes, restaure a igreja do Senhor Jesus e produza despertamento missionário jamais visto em toda a terra.

Façamos agora a ORAÇÃO PELO MUNDO